Gestores
DERBLAI SEBBEN
Clínico geral
Eu Sou.
Derblai Rogério Sebben.
Casado. Tenho duas filhas.
Estudo e pratico Antroposofia desde 1983.
Formei-me pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1984.
Fiz residência médica em Nefrologia em 1987, no hospital Evangélico de Curitiba.
Em 1991 estagiei na Clínica Tobias, sob supervisão do Dr. B. Káliks, onde iniciei intenso trabalho com Medicina Antroposófica.
Trabalhei em escolas Waldorf e ainda hoje trabalho na Associação Beneficente Parsifal onde acompanho os alunos e jovens que necessitam de cuidados especiais.
Estudei Ritmos Biológicos (USP) e Medicina do Sono (UNIFESP) e fiz pesquisa nessa área (avaliação da qualidade do sono em crianças e adolescentes).
Atualmente pratico Medicina Antroposófica aqui na casa 44.
DOMENICO COIRO
Clínica Geral, Acupuntura, Terapia Sonora.
Decidi ser médico, aos 18 anos, inspirado em Albert Schweitzer, músico francês, filósofo e médico humanitário. Iniciei-me na música aos 11 anos. Cursei a Faculdade de Medicina da USP e, logo após, fiz Composição Musical na UNICAMP, na classe de Almeida Prado. Concluí especialização em Medicina Chinesa e Acupuntura na UNIFESP e mestrado em Música na UNICAMP. Desenvolvo há 25 anos, na Casa 44, a integração das artes médicas ocidentais, antroposóficas e chinesas. Trabalhei 3 anos como coordenador médico da FUABC em um projeto de implantação da acupuntura no SUS. Além da clínica e acupuntura, elaboro uma abordagem sonora que inclui o corpo. Utilizo instrumentos e interfaces audiotáteis, como a mesa-lira, sinos tubulares e dispositivos informáticos. Participam de uma composição musical singularizada para cada paciente, que dialoga com a percepção vibrotátil do corpo.
Gosto muito da palavra acordar. Quer dizer tanto despertar como colocar em acordo, bem como produzir uma harmonia, um acorde, ou afinar um instrumento. Sua raiz etimológica provém de “cor”, coração. Desenvolvo a arte da medicina no intuito de alcançar, junto ao paciente, uma saúde em sentido amplo. Descobrir, no acolhimento das dores, sintomas e angústias, as transformações necessárias para que se estabeleça uma harmonia em si mesmo e em relação ao outro. Contribuir na abertura de um caminho rumo a um novo acordar.
ELIANE UTESCHER
Psicoterapia, Biográfico e Coaching
Graduada em Psicologia, vem-se aprimorando há 30 anos no campo da pesquisa e experiência humanas.
Do encontro com a Antroposofia em 1985, promove buscas na direção de uma abordagem mais integrada do ser humano: realiza vários cursos nas áreas médico/pedagógica/artística com docentes brasileiros e europeus.
De 1989 a 1992 integra a equipe da doutora Gudrun Burkhardt na coordenação dos Cursos Biográficos na Artemísia (Centro de Desenvolvimento Humano).
Em 1995 dedica-se à criação do Curso de Formação em Psicologia Antroposófica, e no ano seguinte, à fundação da Diadorim - Associação Brasileira de Psicologia Antroposófica.
Membro Fundador da ABPA – Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos- e da Diretoria no triênio 2011/2014.
Coordenadora e docente do Curso de Antroposofia e Psicologia Clínica no Instituto Sedes Sapientiae.
Sócia fundadora de 3 centros voltados para Pesquisa/Clínica/Consultorias Multidisciplinares, dedica-se ao atendimento em Psicoterapia, Biográfico e Coaching na Casa 44 - Medicina e Terapias Antroposóficas.
LOURDES STEINHAUSER
Aconselhadora biográfica
Sou formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Pedagogia Waldorf pelo Seminar für Waldorfpädagogik Stuttgart, em Aconselhamento Biográfico pela Associação para o Desenvolvimento do Trabalho Biográfico em São Paulo e em Terapia de Casal e Família pelo Instituto Sistemas Humanos..
Após morar 11 anos fora do Brasil (Alemanha, França e Argentina) atuei como professora na Associação Travessia Núcleo de Pedagogia Waldorf Especial e desde 2010 atuo como aconselhadora biográfica na Casa 44 em São Paulo.
E atualmente estou como docente na Escola de Livre de Estudos Biográficos de São Paulo.
RITA R RAHME
Pediatria e Medicina integrativa
Médica pela UFJF em 1982; especialista em Pediatria pela Associação Brasileira de Pediatria, formação em medicina Antroposófica pela ABMA, pós graduação em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia, pós graduação em terapia familiar e de casais pela PUC São Paulo, pós graduação em Fitoterapia Clínica pela UNISINOS e Pós graduação em Medicina Integrativa pela UNIUBE. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica no biênio 2010-2011, docente da ABMA e do curso de Terapia Familiar e de casais da ESOFS. Palestrante convidada em várias instituições.
ROSANA TORLAY
Fonoaudióloga
• Fonoaudiólogia Antroposófica
• Formação em Recursos Especiais em Pedagogia Waldorf/Extra Lesson
• Coordenação do curso de Formação em Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf/Extra Lesson;
• Avaliação de crianças na idade pré-escolar e preparação para a prontidão.
Parceiros
ALEXANDRE RABBONI
Cirurgião Dentista
É Cirurgião dentista formado pela Universidade Santo Amaro em 1998.
Passou a integrar a equipe de profissionais da Casa 44 em 2019, especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional pela SBOOM, atende também Clínica Geral e Cirurgia.
Trabalha com Odontologia Antroposófica desde 2000, tendo atuado em diversas instituições, coordena grupos de estudos e é palestrante em instituições ligadas às áreas da saúde e educação dentro e fora do movimento antroposófico.
ADRIANE LARA SEBBEN
Psicóloga
Formação em psicologia e Terapia Artística
1991 Seminário Pedagógico na Escola Rudolf Steiner.
1992 Estágio e free lancer na Clínica Tobias como técnica de Enfermagem
1993 até 1996 fiz a formação de Terapia Artística na Escola Margareth Hauschka. Como terapeuta artística atuei em ateliê e em cursos de formação em Pedagogia Curativa. Colaborei durante quatro anos na Associação Aurora como diretor financeiro.
2007 me formei em Psicologia e atendo em consultório na Casa 44
CALIMA JABUR
Terapeuta Corporal, Educadora Postural e do Movimento e Bailarina
Sou Graduada em Dança pela UNICAMP, me formei em Práticas Terapêuticas Chinesas (Lian Gong e Qi Gong) pela Via 5 sob orientação da Mestra Maria Lúcia Lee, fiz a formação no Método da Coordenação Motora e Reeducação de Movimento no Instituto de Ivaldo Bertazzo, onde trabalhei por 5 anos ministrando aulas de Reeducação do Movimento, musicalização, dança e como ensaiadora em vários projetos e espetáculos.
Querendo aprofundar mais os conhecimentos sobre a biomecânica humana e sua relação com a totalidade do ser humano, fiz especialização no Método G.D.S. – Cadeias Musculares e Articulares pelo Centre de Formation Phelippe Champígnion (Bélgica – França) e pela APDGS, onde me aprofundei na terapia manual e no trato de dores e lesões sob uma ótica global do ser humano dentro da fisioterapia. Estudo este que continuo a fazer ininterruptamente através das reciclagens e pós formações.
Ministrei aulas de Reeducação Postural e do Movimento, bem como Dança por 13 anos na Clínica Tobias, onde conheci a Antroposofia, que estudo e pratico intensa e ininterruptamente, e que vem me respondendo perguntas antigas, iluminado meus saberes e me trazendo a dimensão maravilhosa de todo ser humano.
Entendo o corpo como um caminho para a consciência e auto conhecimento profundo.
Ao escutá-lo e compreendê-lo em suas manifestações posturais, de movimento, dores, bloqueios, etc, podemos entender sua linguagem e liberá-lo. É disto que se trata as práticas deste trabalho.
NATASHA TORLAY
Psicóloga
Desde o jardim, vivenciei as artes, cantos e cores por meio da escola Waldorf, até o colegial. Sempre respirei a atmosfera da espiritualidade e dos fundamentos de Rudolf Steiner, dentro de casa e na escola.
Esse caminho me levou a compreender melhor a psique humana, e então decidi me formar em Psicologia. Depois, me especializei em Medicina Antroposófica e Contos de Fadas.
Como psicóloga clínica junguiana, acredito que as mandalas, os símbolos, a interpretação dos sonhos e a compreensão de que a Religião e a Espiritualidade podem ser abordadas de forma laica no processo terapêutico convergiram para essas escolhas.
Em paralelo, atuo no ambiente acadêmico, como doutoranda no Instituto de Psiquiatria do HCFM-USP, para pesquisar “As representações e símbolos das crenças religiosas e espirituais na saúde mental”.
Também fui voluntária no Ambulatório de Perdas e Luto no HCFM-USP.
Acredito que o amor ainda é capaz de curar a humanidade.